dialogos 5_edited_edited
dialogos 5_edited_edited

press to zoom
dialogos 5_edited
dialogos 5_edited

press to zoom
dialgoos 4
dialgoos 4

press to zoom
dialogos 5_edited_edited
dialogos 5_edited_edited

press to zoom
1/3

PROJETOS

O Coletivo Gestão Cultural desenvolve projetos de pesquisa e extensão, voltados para a construção coletiva do conhecimento e dos saberes.

Em 2021 iniciamos a construção do Projeto de pesquisa "Por um pensamento contra-hegemônico na gestão cultural ", que tem como objetivo refletir sobre a gestão cultural em uma perspectiva engajada, contra-hegemônica e intencional a partir da análise de instituições, espaços e projetos que se proponham a desenvolver processos, práticas, articulações e/ou vivências político-artístico-culturais transformadoras dos contextos onde se inserem e que contribuam para uma nova compreensão desse campo de atuação.

As ações de extensão são voltadas para o debate público, formação e diálogo aberto com a sociedade, na perspectiva de estimular uma visão crítica da gestão cultural e discutir publicamente com agentes culturais, acadêmicos e não acadêmicos, sobre a realidade da gestão cultural de nosso país, contribuindo para o reposicionamento da cultura como eixo estruturante da sociedade, bem como para aprofundar a relação entre as pesquisas acadêmicas desenvolvidas com esses agentes e experiências. Destacam-se dois projetos realizados anualmente: "Diálogos sobre Gestão Cultural"(versão ampliada) e o "Diálogos sobre Gestão Cultural #em casa".

Avatar - perfil 7ª edicao dialogos (3)_edited.jpg

O Diálogos sobre Gestão Cultural(versão ampliada) é um ciclo de debates que teve sua primeira edição em 2017, e foi criado com o objetivo de discutir a gestão cultural enquanto área de conhecimento e de atuação, em uma perspectiva crítica e multidisciplinar. Consolidado como um fórum permanente de reflexões acadêmicas e práticas, o evento tem reunido discentes e docentes de cursos de graduação e pós-graduação ligados ao campo da cultura, além de gestores e agentes culturais, possibilitando a interação e a troca de experiências, bem como contribuindo para a divulgação de diferentes visões, experiências e pesquisas voltadas ao tema e a qualificação dos profissionais que atuam na área. 

Nas seis edições presenciais realizadas, voltadas mais especificamente à gestão cultural na Bahia, ocorreram partilhas de experiências e debates relacionados a temáticas como gestão pública e gestão não estatal da cultura, gestão e financiamento da cultura, gestão de espaços culturais, gestão de coletivos e grupos culturais, acessibilidade cultural, curadoria, descentralização e ocupação cultural, entre outras.

Em 2021, realizamos sua sétima edição, e mantivemos o intuito de fomentar uma reflexão crítica sobre as várias perspectivas que perpassam a gestão cultural, a partir do intercâmbio entre profissionais de diferentes regiões do país e com relevante atuação no campo. Buscando uma ampliação em termos de participação pela primeira vez fizemos uma chamada de trabalhos, reunidos e apresentados, a partir de cinco eixos temáticos: Gestão cultural, Identidades e territórios; Gestão de espaços culturais; Gestão cultural e liberdade de criação; Gestão cultural e insurgências contemporâneas e Gestão cultural no contexto da pandemia. Essa iniciativa amplia os espaços de discussão dedicados à temática e fortalece tanto a cooperação acadêmica entre as instituições envolvidas como uma aproximação das mesmas com profissionais que atuam na gestão cultural. A sétima edição foi uma realização do Coletivo Gestão Cultural, com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.

ANAIS DO EVENTO
WhatsApp Image 2020-10-29 at 10_edited_edited.png

 O Diálogos sobre Gestão Cultural #em casa é uma atividade iniciada em 2020, em virtude do cenário de pandemia que impossibilitou a realização de encontros presenciais. O formato virtual do projeto ampliou o seu alcance e trouxe para o debate experiências de outros estados do país. Entre setembro e novembro, foram realizadas cinco lives, nas quais foram debatidos temas como  a gestão de festivais e curadorias, a cena editorial independente, a gestão de grupos artísticos com sede, os desafios que a pandemia trouxe para as instituições culturais e os engajamentos possíveis para adiar o fim do mundo. Os encontros virtuais foram transmitidos no canal do youtube do Coletivo Gestão Cultural. O projeto acontece anualmente.

 

Cópia de capa  site 7ª ed_edited.png