Nos dias 23, 24 e 25 de abril de 2024, acontecerá o "Diálogos sobre Gestão Cultural - 9ª edição”, com o objetivo de debater a gestão cultural sob diferentes perspectivas. Este ano o evento terá formato híbrido, com debates presenciais no Goethe Institut Salvador, que serão transmitidos pelo YouTube, e apresentações de artigos em sessões online.
O Diálogos reúne pesquisadoras(es), professoras(es), estudantes, profissionais e demais pessoas interessadas em discutir a gestão cultural no contexto contemporâneo, em uma perspectiva crítica, a partir do compartilhamento de experiências e reflexões relacionadas ao tema. Está estruturado a partir de mesas de debates (Provocações), compartilhamento de experiências (Partilhas) e grupos de trabalhos temáticos (Trocas), sendo que nesta edição a programação principal é composta exclusivamente por mulheres.
A submissão de artigos está aberta até o dia 17 de março. As comunicações acontecerão no dia 25 de abril (quinta-feira), nos turnos matutino e/ou vespertino, com sessões de até 3 horas de duração, em que cada artigo deverá ser apresentado em até 20 minutos. Ao final será realizada discussão sobre os textos apresentados no GT.
Todos os artigos apresentados nos GTs serão publicados nos Anais do evento, na versão enviada na inscrição.
Confira o cronograma:
- Envio de artigos: 02 de fev. a 08 de mar. de 2024
- Prorrogação do envio: até 17 de mar.2024
- Comunicação de aceite: 09 de abril
- Realização do evento: 23 a 25 de abril
- Apresentação dos trabalhos (online): 25 de abril
Confira os GTs contemplados na chamada:
GT 1: Gestão e diversidade cultural
Ementa: O GT Gestão e diversidade cultural tem como proposta debater a articulação e a interseccionalidade da gestão cultural com questões étnicas, geracionais, de gênero, de diferença regional, entre outras. Serão recebidos trabalhos de pesquisa, análises críticas, reflexões e relatos de experiências de práticas de gestão cultural que estejam associadas a pensamentos e práticas decoloniais, contra-hegemônicas, insurgentes, afirmativas e atentas à diversidade, se distinguindo de métodos mais normativos de gestão da cultura.
GT 2: Gestão de espaços culturais
Ementa: O GT Gestão de espaços culturais tem como proposta debater o papel e os desafios contemporâneos dos espaços culturais, compreendidos tanto através de acepções mais tradicionais, como de perspectivas que contemplem as variadas espacializações da cultura. Serão recebidos trabalhos de pesquisa, análises críticas, reflexões e relatos de experiência que abordem aspectos e problemáticas relativas à gestão desses espaços, como públicos, curadoria, programação, sustentabilidade, entre outros, bem como que relacionem movimentos insurgentes, aspectos políticos, sociais, identitários, territoriais e comunitários à gestão e a atuação desses espaços.
GT 3: Gestão e direitos culturais
Ementa: O GT Gestão e direitos culturais tem como proposta debater como os direitos culturais são capazes de contribuir para uma gestão da cultura orientada para a garantia das liberdades fundamentais e a promoção da plena participação dos grupos e indivíduos na vida cultural da comunidade. Serão recebidos trabalhos de pesquisa, análises críticas, reflexões e relatos de experiência que abordem como as contribuições do pensamento científico e do movimento social em torno dos direitos humanos, em particular dos direitos culturais, colaboram para repensar a atuação do Estado, a formulação de políticas públicas, bem como práticas de gestão inovadoras, voltadas para o aperfeiçoamento humano, o exercício da cidadania, a redução das discriminações e a promoção da diversidade cultural.
GT 4: Gestão pública da cultura
Ementa: O GT Gestão pública da cultura tem como proposta debater o papel dos entes federados (União, estados e municípios) na gestão cultural e os desafios relacionados às especificidades, transversalidade e institucionalidade da área. Serão recebidos trabalhos de pesquisa, análises críticas, reflexões e relatos de experiência que abordem, em diferentes perspectivas, formulações, experiências, enfrentamentos e tensões vividos na gestão pública da cultura; avanços e recuos considerando o momento político recente e suas implicações para o campo da cultura; assim como trabalhos que reflitam sobre o papel e perfil das/os gestoras/es públicos da cultura.
GT 5: Gestão de políticas culturais
Ementa: O GT Gestão de políticas culturais tem como proposta refletir sobre as diferentes compreensões de gestão e de políticas culturais em disputa no cenário contemporâneo, os principais desafios para a consolidação de políticas estruturantes na área, bem como sobre experiências de gestão de programas, projetos e iniciativas que possam ser consideradas como referências, sejam elas públicas, privadas ou comunitárias. Serão recebidos trabalhos de pesquisa que se dediquem a análises conceituais, reflexões e relatos de processos de implantação, execução e avaliação dessas políticas.