cabeçalho.png

 

 

 

 

 

 

 

CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

DIÁLOGOS SOBRE GESTÃO CULTURAL

8ª EDIÇÃO 

02 a 04 de maio de 2022 

(Evento virtual)

Os Diálogos sobre Gestão Cultural é um projeto de extensão do Coletivo Gestão Cultural, grupo de pesquisa que reúne docentes e discentes da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), que tem o intuito de fomentar uma reflexão crítica acerca das várias perspectivas e problemáticas que perpassam a gestão cultural na contemporaneidade.

A oitava edição dos Diálogos acontecerá entre os dias 02 e 04 de maio de 2022, ainda em ambiente virtual, por meio de transmissões ao vivo e gratuitas. Com o objetivo de criar um espaço de partilha e debate entre profissionais, pesquisadores e estudiosos da gestão cultural, o evento receberá trabalhos analíticos e reflexivos, de caráter acadêmico ou como relato de experiência, em português ou espanhol, para apresentação em grupos de trabalhos indicados a seguir. 

 

 

Grupos de Trabalho

 

GT 01 - GESTÃO CULTURAL E DIVERSIDADE

O GT Gestão cultural e diversidade tem como proposta debater a articulação e inteseccionalidade da gestão cultural com questões étnicas, geracionais, de gênero, de diferença regional, entre outras. Serão recebidos trabalhos de pesquisa, análises críticas, reflexões e relatos de experiência que abordem experiências de gestão cultural que estejam associadas a pensamentos e práticas decoloniais, contra-hegemônicas, insurgentes e atentas à diversidade, se distinguindo de métodos mais normativos de gestão da cultura.

GT 02 - GESTÃO DE ESPAÇOS CULTURAIS

O GT Gestão de Espaços Culturais tem como proposta debater o papel e os desafios contemporâneos dos espaços culturais, compreendidos tanto através de acepções mais tradicionais, como por meio de perspectivas que compreendam as variadas espacializações da cultura. Serão recebidos trabalhos de pesquisa, análises críticas, reflexões e relatos de experiência que abordem aspectos e problemáticas relativas à gestão de espaços, como públicos, curadoria/programação, sustentabilidade, entre  outras, bem como abordagens que relacionem os movimentos insurgentes, os aspectos políticos, sociais, identitários, territoriais e comunitários à gestão e atuação dos espaços culturais.

 

GT 03 - GESTÃO CULTURAL, DIREITOS E LIBERDADES

O GT Gestão cultural, direitos e liberdades tem como proposta debater como os direitos culturais são capazes de contribuir para uma gestão da cultura orientada para a garantia de liberdades fundamentais. Serão recebidos trabalhos de pesquisa, análises críticas, reflexões e relatos de experiência que abordem como as contribuições do pensamento científico e do movimento social em torno dos direitos humanos e, em particular dos direitos culturais, são cruciais para repensar a atuação do Estado, a formulação de políticas, bem como as práticas de gestão cultural que almejem reduzir a discriminação contra indivíduos e grupos historicamente marginalizados.

 

GT 04 - POLÍTICAS CULTURAIS E GESTÃO PÚBLICA DA CULTURA

O GT Políticas culturais e gestão pública da cultura tem como proposta debater movimentos, processos e institucionalidades das políticas culturais no contexto contemporâneo e seus reflexos na gestão pública. Serão recebidos trabalhos de pesquisa, análises críticas, reflexões e relatos de experiência que abordem as diversas formulações, enfrentamentos e tensões das políticas culturais e da participação social dos diferentes agentes envolvidos, assim como os avanços e recuos na gestão pública da cultura (estatal ou não estatal) nos vários entes federados e que podem envolver diferentes poderes (executivo, legislativo e judiciário).

 

GT 05 - GESTÃO CULTURAL E CIDADE

O GT Gestão cultural e cidade tem como proposta debater as relações entre gestão da cultura e gestão urbana, entendidas tanto dentro do âmbito institucional estrito das pastas de cultura e de urbanismo como nas diversas ações de caráter público que articulam questões culturais e urbanas. Serão recebidos trabalhos de pesquisa, análises críticas, reflexões e relatos de experiência que discutam questões como as possibilidades e limites que a gestão cultural e/ou urbana coloca para a expressão dos diferentes grupos sociais nas cidades, tal como as relações entre gestão cultural e segregação espacial urbana e os tensionamentos produzidos pela ocupação cultural de espaços públicos.

 

Submissão de trabalhos

Os artigos, em português ou espanhol, poderão ser submetidos entre 20 de novembro de 2021 a 13 de fevereiro de 2022, até às 23h59 do último dia por meio de formulário específico, disponível em: https://forms.gle/s3wZehe1Wpd78U3T9

Para efetivar sua submissão, é necessário enviar o artigo completo, utilizando o template disponível no site, atendendo às seguintes especificações:

  • Apresentar artigo em português ou espanhol com 10 a 15 laudas, já incluindo as referências bibliográficas;

  • Enviar em arquivo Word (.doc ou .docx);

  • Nomear o documento da seguinte maneira: Diálogos 2022_IDENTIFICAÇÃO DO GT_IDENTIFICAÇÃO DA AUTORIA PRINCIPAL SOBRENOME-NOME

  • Utilizar fonte Arial 11, espaçamento 1,5 e margem normal (em citações e tabelas utilizar fonte Arial 10 e espaçamento 1,0);

  • Dispor o Título centralizado e em negrito;

  • Dispor a identificação do autor e coautor(es) abaixo do título, à direita, em itálico, com respectivo(s) email(s) e instituições às quais se vinculam(se for o caso);

  • Incluir resumo e palavras-chave (até 03 palavras)

 

As/os proponentes podem submeter mais de um artigo, porém, cada artigo só pode ser inscrito em um grupo de trabalho. Caso o mesmo artigo seja submetido em mais de um GT, será considerada válida apenas a última inscrição.

 

A submissão de trabalhos, bem como a participação no evento, são inteiramente gratuitas.

 

Seleção dos trabalhos

A seleção dos artigos será realizada por uma comissão científica, cuja composição será publicada no site do Coletivo Gestão Cultural (https://www.coletivogestaocultural.com/). Os trabalhos selecionados serão divulgados até o dia 15 de abril de 2022 no mesmo site.

Os trabalhos selecionados integrarão preferencialmente o GT indicado na submissão, podendo ser remanejados pela comissão científica por questões de afinidade de temática.

Os/as proponentes que submeterem seus trabalhos serão comunicados, pelo e-mail informado no formulário de inscrição, sobre a seleção e deverão acompanhar no site do evento o dia, horário e sala virtual em que ocorrerão as apresentações.

No caso de trabalhos em co-autoria, deverá ser definida uma única pessoa para apresentação oral.

A apresentação oral acontecerá em sessões de vídeo ao vivo, não sendo possível a participação por meio de gravações.

Em caso de impossibilidade de apresentação do trabalho, a ausência deverá ser comunicada à comissão organizadora com pelo menos cinco dias de antecedência do dia da apresentação, através do e-mail: dialogosobregestaocultural@gmail.com

 

Apresentação do trabalho

Os trabalhos selecionados serão reunidos em sessões cuja duração será de, no máximo, 120 minutos, cabendo a um dos coordenadores/as fazer a gestão do tempo de apresentação individual.

Os trabalhos devem ser apresentados em, no máximo, 20 minutos. Os debates ocorrerão ao final de todas as apresentações. Para o debate também serão reservados 20 minutos.

Além da apresentação, os/as autores/as dos trabalhos selecionados deverão permanecer na sala virtual até o final da sessão dos GTs, a fim de integrar o debate.

É obrigatório assinar a lista de presença virtual.

 

Certificados e Publicação dos anais

Os certificados de apresentação serão enviados por e-mail, após encerramento do evento.

 

Todos os trabalhos apresentados serão publicados nos anais do evento na versão enviada na inscrição, sem possibilidade de revisões posteriores.

 

A publicação dos anais será divulgada no site e redes sociais do Coletivo Gestão Cultural.

Prazos

Envio de artigos - 20 de novembro de 2021 a 13 de fevereiro de 2022

Divulgação dos artigos selecionados (consultar lista no site) - Até 15 de abril de 2022

Realização da 8ª Edição do  Diálogos sobre Gestão Cultural - De 02 a 04 de maio de 2022

 

Contato

Em caso de dúvidas, entrar em contato através do email dialogosobregestaocultural@gmail.com

marcas_dialogos.png