Cópia de capa  site 7ª ed.Dialogos (1).p

Submissão de trabalhos até 10/02(quarta-feira)

CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

DIÁLOGOS SOBRE GESTÃO CULTURAL - 7ª EDIÇÃO 

01 a 03 de março de 2021

            

O Diálogos sobre Gestão Cultural tem como objetivo debater a gestão da cultura em diferentes perspectivas, a partir da experiência de profissionais que atuam na área, dentro e fora do âmbito acadêmico. Após seis edições presenciais e uma temporada virtual, o Diálogos, pela primeira vez, receberá trabalhos analíticos e reflexivos, de procedência acadêmica ou não, para apresentação. Com isso, pretende-se criar um espaço de partilha e debate entre pesquisadores e estudiosos sobre o tema. 

O Diálogos é uma realização do Coletivo Gestão Cultural,  grupo vinculado ao Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT) e ao Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (POSCULTURA) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) que reúne docentes e discentes da Faculdade de Comunicação (FACOM) e do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), e acontecerá remotamente, por meio de transmissões ao vivo e gratuitas, a se realizarem de 01 a 03 de março de 2021. 

A 7ª edição do evento conta com financiamento da CAPES, através do PROGRAMA DE APOIO A EVENTOS NO PAÍS - PAEP (edital nº 25/2019).

 

Submissão de trabalhos

Para submeter trabalhos no 7º Diálogos sobre Gestão Cultural, a pessoa interessada deve preencher formulário disponível no link a seguir: https://forms.gle/97Sn9Be1NBTkbAP48.

Para inscrição, deve enviar o resumo expandido do artigo, contendo de 1.000 a 1.500 palavras, no template disponível aqui, assim como indicar o eixo temático de interesse. Trabalhos em espanhol também serão aceitos.

No formulário são exigidos dados de autoria e co-autoria, além de resumo do trabalho que será apresentado. Poderão ser indicadas até 2 (duas) pessoas como co-autoras, além do autor/autora principal. A submissão de trabalhos, bem como a participação no evento, são inteiramente gratuitas. 

 

Período para submissão

Os resumos poderão ser submetidos entre 05 de janeiro a 05 de fevereiro de 2021, até às 23h59 do último dia.

Eixos Temáticos

Os trabalhos deverão ser inscritos em apenas um dos eixos temáticos identificados a seguir.  Tais eixos têm por base a gestão cultural e suas interfaces, propondo reflexões sobre questões contemporâneas que têm afetado este campo.

 

A)  GESTÃO CULTURAL, IDENTIDADES E TERRITÓRIOS

Apresentação de trabalhos que analisem, reflitam e problematizem como as políticas e práticas da gestão cultural se articulam e interseccionam com os contextos territoriais e as identidades, nas suas perspectivas de gênero, étnicas, sexuais, geracionais (infâncias), das diferenças regionais, entre outras.

B)  GESTÃO DE ESPAÇOS CULTURAIS 

Apresentação de trabalhos que analisem políticas e práticas de gestão específicas de espaços culturais, públicos ou privados, suas principais problemáticas e desafios no contexto contemporâneo ou ainda que discutam os significados possíveis em torno do conceito de espaços culturais/equipamentos culturais.

 

C)  GESTÃO CULTURAL E LIBERDADE DE CRIAÇÃO

Apresentação de trabalhos que reflitam práticas e experiências de gestão cultural relacionadas à liberdade de expressão, direitos humanos,  processos de curadorias, gestão de projetos artísticos, gestão de espaços culturais, dentre outras que promovam a liberdade e o acesso pleno às manifestações artísticas, culturais e à informação. 

 

D) GESTÃO CULTURAL E INSURGÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS 

Apresentação de trabalhos que reflitam sobre políticas, experiências e práticas de gestão cultural que adotem  modos de pensar e agir inovadores, associados às diferenças e insurgências que pautam a contemporaneidade, se distinguindo dos métodos mais tradicionais e normativos de gestão da cultura. 

 

E)  GESTÃO CULTURAL NO CONTEXTO DA PANDEMIA

Apresentação de trabalhos que reflitam sobre políticas  específicas, protocolos, experiências de espaços, grupos e coletivos culturais, entre outras iniciativas, considerando o contexto da pandemia da Covid-19 e o seu impacto no campo da cultura.
 

Seleção dos trabalhos

A seleção dos trabalhos será realizada a partir dos resumos enviados, por uma comissão formada por pesquisadoras e pesquisadores da Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal do Recôncavo Baiano e Universidade Federal do Rio de janeiro.

Os trabalhos selecionados serão divulgados no site do Coletivo Gestão Cultural até o dia 15 de fevereiro de 2021.

Os/as proponentes que submeterem seus trabalhos serão comunicados, pelo e-mail informado no ato da inscrição, sobre a seleção e deverão acompanhar no site do evento o dia, horário e sala virtual em que ocorrerão as apresentações.

A apresentação oral acontecerá em sessões de vídeo ao vivo, não sendo possível a participação por meio de gravações.

Além da apresentação, os/as autores/as dos trabalhos selecionados deverão permanecer na sala virtual até o final da sessão dos GTs, a fim de integrar o debate.

Os trabalhos selecionados integrarão preferencialmente o GT temático indicado na submissão, podendo ser remanejados pela comissão científica por questões de afinidade de temática.

No caso de trabalhos em co-autoria, deverá ser definida uma única pessoa para apresentação oral.

Em caso de impossibilidade de apresentação do trabalho, a ausência deverá ser comunicada à comissão organizadora com a maior antecedência possível, através do email dialogosobregestaocultural@gmail.com.

Publicação nos anais dos eventos

Para que os trabalhos sejam publicados nos anais do evento, os autores/as devem enviar o texto completo para o email dialogosobregestaocultural@gmail.com  até o dia 15 de abril de 2021.

Solicitamos que o “assunto” do email seja: Artigo completo_NOME DO AUTOR/A.

Para envio do artigo estejam atentos às seguintes orientações:

  • Enviar em arquivo Word (.doc ou .docx);

  • Utilizar fonte Arial 11, espaçamento 1,5 e margem normal (em citações e tabelas utilizar fonte Arial 10 e espaçamento 1,0);

  • Dispor o Título centralizado e em negrito;

  • Dispor a identificação do autor e coautor(es) abaixo do título, à direita, em itálico, com respectivo(s) email(s);

  • Incluir resumo e palavras-chave (os mesmos enviados para submissão do trabalho);

  • Artigo de 10 a 15 laudas, contando com referências bibliográficas;

  • Salvar o documento com a seguinte nomenclatura: Diálogos2021_NOME DO AUTOR.

 

Apresentação do trabalho

Os trabalhos selecionados serão reunidos em sessões cuja duração será de, no máximo, 120 minutos, cabendo a um dos coordenadores/as fazer a gestão do tempo de apresentação individual.

Os trabalhos devem ser apresentados em, no máximo, 20 minutos. Os debates ocorrerão ao final de todas as apresentações. Para o debate também serão reservados 20 minutos.

É obrigatório assinar a lista de presença virtual.

Os certificados serão enviados por e-mail em até 15 dias após encerramento do evento.

 

Prazos

Envio de resumos - de 05 de janeiro a 05 de fevereiro de 2021

Divulgação dos resumos selecionados (consultar lista no site)- até 15 de fevereiro de 2021

Realização da 7ª Edição do  Diálogos sobre Gestão Cultural - de 01 a 03 de março de 2021 

Envio de artigos completos (publicação nos anais) - até 15 de abril de 2021

 

Contato

Em caso de dúvidas, entrar em contato através do email: dialogosobregestaocultural@gmail.com

 

Comissão Organizadora